Secretaria Municipal de Educação de Porto União
A estrutura municipal de ensino de Porto União não possui registros muito precisos da sua organização. Sabe-se que, durante muito tempo, não havia pessoa exclusivamente responsável pela Educação Municipal.
A contratação de professores, distribuição de material escolar e a solução de problemas que surgissem no âmbito da Educação eram da competência exclusiva do Secretário do Prefeito. As visitas às escolas para acompanhamento e orientação da parte pedagógica eram feitas pela Inspetoria Escolar do Estado.
De 1968 até 1973, a Professora Clarisse Rosny Franck do Prado foi colocada à disposição das escolas municipais e passou a se dedicar exclusivamente ao controle e distribuição da merenda escolar, de materiais, etc. A parte pedagógica, no entanto, era feita em conjunto com o Inspetor Escolar do Estado.
Em fevereiro de 1973, a Prefeitura Municipal levou a termo uma reforma administrativa que, entre as diversas alterações organizacionais que se processaram, criou o Departamento de Educação e Cultura.
No dia 22 de agosto de 1973, foi criado o cargo de Chefe do Departamento de Educação e Cultura, ocupado pelo Professor Michel Rey.
Os seguintes Chefes de Departamento que assumiram foram, respectivamente Luiz Sérgio Buch, Fernando Martini, Rosália Maria Clivatti e Lenita Pastuchacki. Mais tarde, Luiz Sergio Buch reassumiu o cargo. Nessa época o Departamento de Educação foi instalado no prédio his´torico que foi reformado para abrigar a Casa da Cultura, onde se encontra atualmente.
Ao Departamento reestruturado criou-se um organograma, contemplendo as coordenadorias: Técnico-administrativo ( Administração Escolar e Secretaria Executiva), Pedagogia ( Supervisão e Orientação), Núcleos de Educação Infantil, Hortas e Merenda Escolar. Foi realizado o primeiro concurso público de acesso ao magistério municipal e as devidas nomeações cargo e designação de local de trabalho.
Em 1993, o Departamento de Educação e Cultura passou a ser chamado de Secretaria Municipal de Educação e Cultura e o responsável passou a ser designado pelo cargo de Secretario de Educação. Naquele ano, a Secretaria estava sob responsabilidade do Sr. Divair Dalmaz, que após, foi sucedido por Urânia Barbosa, Ivan Portela, Ivanirce Barth Canever, Eduardo Wacholtz, Lucia Reisdorfer Winter e, atualmente o cargo é ocupado pelo professor Bento Trindade Júnior.
Entre tantas ações que merecem registro destaca-se a criação do PUERI- Porto União Escola Rural Itinerante, o PUR, um programa pedagógico voltado as Escolas Rurais e a edição do Livro de Estudos Sociais: "Conhecendo Porto União"
Há quatro décadas, existiam aproximadamente 49 escolas municipais, sendo a grande maioria isolada com salas multisseriadas, em 1999 esse número caiu para 23 e hoje o município possui 8 escolas de ensino fundamental, 11 núcleos de educação infantil e 1 núcleo de educação de jovens e adultos (ainda sem local próprio), atendendo aproximadamente 2787 estudantes.
Os programas federais que beneficiam a Educação Municipal são:
PDDE- Programa Direto na Escola = responsável na SME senhora Sianara Cheili Saade;
PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar = Responsável na SME professora Marta Magdal ;
PNLD- Programa Nacional do Livro Didático = Responsável na SME professora pedagoga Sandra Mara Pfleger Sass;
PNATE = Programa Nacional de Transporte Escolar = Responsável na SME professora pedagoga Elena Koch Andrukiu;
FUNDEB, Salário Educação e demais recursos do Fundo Municipal de Educação = Responsável na SME professor Bento Trindade Junior.
Além dos programas citados com recursos vinculados, há projetos e convênios com o Governo Federal como o PDE- Escola, com recursos para escolas que obtiveram IDEB abaixo da média nacional e outros oriundos do Plano de Ações Articuladas PAR (PROINFO, PROINFANCIA, SALA DE RECURSOS, FORMAÇÃO PELA ESCOLA, PROLETRAMENTO, PROFUNCIONÁRIO, GESTÃO ESCOLAR e outros) sendo que para esses há prazos e critérios definidos para recebimento e a responsabilidade é coletiva por meio de equipe de trabalho e Comitês Estratégicos.
A Secretaria Municipal de Educação vem passando por muitas transformações e reestruturação para dar conta dos novos desafios educacionais e está em processo de constituição de novos setores exemplo: financeiro, de inclusão, educação de jovens e adultos, núcleo tecnológico municipal e outros, fato esse, que não possui ainda um organograma definido.